REVISTA PORTUGUESA DE TERAPIA DA FALA
ÚLTIMOS ARTIGOS ACEITES
ÚLTIMA EDIÇÃO - VOLUME 5
PRÉMIO MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO 2016
A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) anuncia que irá atribuir um prémio anual para ‘Melhor artigo científico’, de entre os artigos publicados na Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF), sua propriedade.
O prémio ‘Melhor artigo cientifico’ tem por objetivo promover e incentivar a investigação na área da terapia da fala distinguindo os melhores artigos realizados. O concurso terá o seu início no ano civil de 2016 e o anuncio do vencedor será no dia 25 de Março de 2017.
Conheça o Regulamento
Janeiro 2017

LISTA DE NOMEADOS AO PRÉMIO MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO 2016
» 1.
» 2.
» 3.
» 4.
SUBMISSÃO DE ARTIGOS
SUBSCRIÇÃO DE VOLUMES
Terapia da fala: (Des)Envolvimento científico em dois anos
Em 2013 lançámos o desafio a que chamámos ‘Janela’ aberta para o futuro porque pretendíamos estimular e divulgar a produção do conhecimento científico na área da terapia da fala.
À construção e sistematização deste projeto juntou-se um Conselho Científico composto apenas por doutores a nível nacional e internacional (Brasil e Espanha) em diferentes disciplinas, terapia da fala (fonoaudiologia e logopedia), linguística, neurologia e engenharia. Não obstante, esporadicamente são pedidas revisões a especialistas reconhecidos.
Em dois anos, recebemos 28 manuscritos, dos quais 17 foram publicados, após aprovação pela revisão por pares independentes, tendo sido o índice de recusa (39.3%) inferior ao referido pela Folia Phoniatrica Logopaedica (59%), em 2013. Considerou-se recusa sempre que o manuscrito não foi aceite e/ou houve desistência dos autores após solicitação de correção substancial pelos revisores.
Publicámos artigos originais (76.5%), artigos de revisão (17.6%) e estudos de caso (5.9%). As temáticas abordadas são maioritariamente sobre linguagem e, em menor representatividade, a comunicação, fala, voz, motricidade orofa- cial, alimentação, intervenção precoce, apneia do sono e supervisão clínica em terapia da fala. Destaca-se que 35% dos estudos são sobre a criação/tradução e validação de instrumentos para análise da opinião da pessoa (paciente, cui- dador, estudante e educador).
Participámos na seleção científica (revisão por pares) dos trabalhos submetidos a eventos científicos e publicámos duas separatas de resumos (VII Congresso Nacional da APTF e I World Student Meeting on SLT). Publicámos oito revisões críticas de edições portuguesas (livros e testes) com a colaboração de diferentes revisores.
Conseguimos o envolvimento de muitos e, num futuro próximo, desejamos a indexação da RPTF numa base de dados eletrónica a fim de se aumentar a submissão de trabalhos científicos e a divulgação da revista, e claro está, da terapia da fala.
ISABEL GUIMARÃES
Diretora da RPTF | Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Praxia oral, amamentação e hábitos orais nocivos em idade pré-escolar do concelho da Covilhã
Oliveira C, Azevedo MJ, Hitos S, Nunes S.
Aceite: 16 de Maio de 2016
Online: 3o de Julho de 2016
Aplicabilidade da pastilha elástica na avaliação
da mastigação: Revisão crítica da literatura
Martins AC, Nascimento D, Pinto S.
Aceite: 1 de Julho de 2016
Online: 30 de Julho de 2016
O conhecimento e atitude dos professores
do primeiro ciclo do ensino básico, da Região Autónoma da Madeira, face às crianças que gaguejam: Um estudo piloto
Nóbrega C, Largo B.
Aceite: 4 de Julho de 2016
Online: 3o de Julho de 2016
ARTIGOS JÁ PUBLICADOS
Contributo para o estudo da fidedignidade do uso do paquímetro na antropometria facial em adultos
Pedrosa CS, Guimarães I.
Aceite: 24 de Julho de 2016
Online: 30 de Julho de 2016
Pediatric Voice Handicap Index: Resultados
da aplicação em falantes do Português Europeu
Ferreira S, Carvalho IS, Freitas SV.
Aceite: 24 de Julho de 2016
Online: 30 de Julho de 2016
Eficácia do programa Son-Rise em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo e seus cuidadores: Revisão crítica da literatura