REVISTA PORTUGUESA DE TERAPIA DA FALA
ÚLTIMOS ARTIGOS ACEITES
ÚLTIMA EDIÇÃO - VOLUME 5

PRÉMIO MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO 2016 

 

A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) anuncia que irá atribuir um prémio anual para ‘Melhor artigo científico’, de entre os artigos publicados na Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF), sua propriedade.

 

O prémio ‘Melhor artigo cientifico’ tem por objetivo promover e incentivar a investigação na área da terapia da fala distinguindo os melhores artigos realizados. O concurso terá o seu início no ano civil de 2016 e o anuncio do vencedor será no dia 25 de Março de 2017.

 

Conheça o Regulamento 

       

Janeiro 2017
 

LISTA DE NOMEADOS AO PRÉMIO MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO 2016 

 

» 1.

» 2.

» 3.

» 4.

 

       

SUBMISSÃO DE ARTIGOS
SUBSCRIÇÃO DE VOLUMES

Terapia da fala: (Des)Envolvimento científico em dois anos 

 

Em 2013 lançámos o desafio a que chamámos ‘Janela’ aberta para o futuro porque pretendíamos estimular e divulgar a produção do conhecimento científico na área da terapia da fala.

 

À construção e sistematização deste projeto juntou-se um Conselho Científico composto apenas por doutores a nível nacional e internacional (Brasil e Espanha) em diferentes disciplinas, terapia da fala (fonoaudiologia e logopedia), linguística, neurologia e engenharia. Não obstante, esporadicamente são pedidas revisões a especialistas reconhecidos.

 

Em dois anos, recebemos 28 manuscritos, dos quais 17 foram publicados, após aprovação pela revisão por pares independentes, tendo sido o índice de recusa (39.3%) inferior ao referido pela Folia Phoniatrica Logopaedica (59%), em 2013. Considerou-se recusa sempre que o manuscrito não foi aceite e/ou houve desistência dos autores após solicitação de correção substancial pelos revisores.

 

Publicámos artigos originais (76.5%), artigos de revisão (17.6%) e estudos de caso (5.9%). As temáticas abordadas são maioritariamente sobre linguagem e, em menor representatividade, a comunicação, fala, voz, motricidade orofa- cial, alimentação, intervenção precoce, apneia do sono e supervisão clínica em terapia da fala. Destaca-se que 35% dos estudos são sobre a criação/tradução e validação de instrumentos para análise da opinião da pessoa (paciente, cui- dador, estudante e educador).

 

Participámos na seleção científica (revisão por pares) dos trabalhos submetidos a eventos científicos e publicámos duas separatas de resumos (VII Congresso Nacional da APTF e I World Student Meeting on SLT). Publicámos oito revisões críticas de edições portuguesas (livros e testes) com a colaboração de diferentes revisores.

 

Conseguimos o envolvimento de muitos e, num futuro próximo, desejamos a indexação da RPTF numa base de dados eletrónica a fim de se aumentar a submissão de trabalhos científicos e a divulgação da revista, e claro está, da terapia da fala. 

 

 

ISABEL GUIMARÃES

 

Diretora da RPTF  Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala                        

Praxia oral, amamentação e hábitos orais nocivos em idade pré-escolar do concelho da Covilhã

Oliveira C, Azevedo MJ, Hitos S, Nunes S.
 
Aceite: 16 de Maio de 2016
Online: 3o de Julho de 2016

Aplicabilidade da pastilha elástica na avaliação

da mastigação: Revisão crítica da literatura

Martins AC, Nascimento D, Pinto S.
 
Aceite: 1 de Julho de 2016
Online: 30 de Julho de 2016
 
 

 

O conhecimento e atitude dos professores

do primeiro ciclo do ensino básico, da Região Autónoma da Madeira, face às crianças que gaguejam: Um estudo piloto

Nóbrega C, Largo B.
 
Aceite: 4 de Julho de 2016
Online: 3o de Julho de 2016
 

 

ARTIGOS JÁ PUBLICADOS

Contributo para o estudo da fidedignidade do uso do paquímetro na antropometria facial em adultos

Pedrosa CS, Guimarães I.
 
Aceite: 24 de Julho de 2016
Online: 30 de Julho de 2016
 
 

 

Pediatric Voice Handicap Index: Resultados

da aplicação em falantes do Português Europeu

Ferreira S, Carvalho IS, Freitas SV.
 
Aceite: 24 de Julho de 2016
Online:  30 de Julho de 2016
 
 

 

 

Eficácia do programa Son-Rise em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo e seus cuidadores: Revisão crítica da literatura

Costa AR, Melim B, Mirpuri S.
Revista Portuguesa de Terapia da Fala; Volume 4; Dezembro 2015

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020