RPTF | VOLUME 7| ANO V

Abordagens terapêuticas para a inteligibilidade do discurso em crianças e jovens com Trissomia 21: Revisão crítica da literatura

 

Maria Lopes dos Santos

 

RESUMO

Objetivo: Analisar a literatura científica sobre inteligibilidade do discurso em crianças e jovens com Trissomia 21 para: (i) identificar as abordagens terapêuticas usadas em terapia da fala, (ii) verificar qual a evidência da intervenção; (iii) analisar as características dos estudos e; (iv) analisar a qualidade científica dos mesmos.

Métodos: Foram pesquisados artigos científicos na base de dados eletrónica B-on, que correspondessem aos seguintes critérios de pesquisa: estudos revistos por especialistas; de língua inglesa e portuguesa; publicados no período de 2006 a 2016 e que tivessem como principal objetivo a utilização de algum tipo de abordagem terapêutica para melhorar a inteligibilidade do discurso. Foram utilizados os seguintes descritores e combinações ‘Down syndrome’ e ‘speech disorders’ e ‘intervention’ e ‘intelligibility’.

Resultados: Foram encontrados 166 artigos mas apenas quatro estudos de caso e um estudo clínico randomizado foram selecionados. Um estudo envolveu uma abordagem de cariz fonológico e dois estudos utili-zaram técnicas instrumentais de biofeedback, centrando-se sobretudo na intervenção ao nível da precisão de fala. Os restantes dois estudos utilizaram uma abordagem terapêutica de cariz ecológico, baseado em reformulações do discurso, centrando-se sobretudo na sua compreensão funcional.

Conclusão: A evidência mostra que são necessários estudos científicos com desenhos experimentais rigorosos que permitam comparar os benefícios clínicos das diferentes abordagens usadas.

Palavras-chave:  Inteligibilidade; Síndrome de Down; Trissomia 21; Abordagens terapêuticas; Terapia da fala

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2017.07.03

 
Copyright © 2017 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020