RPTF | VOLUME 7| ANO V

Desenvolvimento e usabilidade de um protótipo de aplicação Android para a área da disfagia: Estudo de caso

 

Silvia Pinto, Nuno Antunes

 

RESUMO

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo apresentar as etapas de desenvolvimento e avaliar a usabilidade de uma apli-cação para o sistema operativo Android com conteúdo vocacionado para o diagnóstico e intervenção do terapeuta da fala na área da disfagia.

Métodos: Esta pesquisa seguiu todos os passos de um estudo metodológico para a conceção de um protótipo, dividindo-se em quatro etapas. A primeira consistiu na análise do estado da arte relativamente às aplicações móveis e à disfagia, a segunda no desenho do protótipo, a terceira no seu desenvolvimento e a quarta no estudo da usabilidade através do questionário System Usability Scale (SUS).

Resultados: Analisou-se a pesquisa efetuada, elaborou-se a base de dados e desenhou-se o protó-tipo, respeitando a sequência do raciocínio clínico definido. A avaliação da usabilidade do sistema foi realizada em dois momentos distintos: o primeiro consistiu na avaliação heurística da interface e do conteúdo por três peritos em disfagia e o segundo na avaliação da usabilidade por oito terapeutas da fala sem experiência na área. Os testes de usabilidade indicam que o protótipo é fácil de compreender e de utilizar, verificando-se a sua eficácia e eficiência. O SUS apresenta um score médio de 90.6, confirmando a satisfação dos utilizadores.

Conclusão: O protótipo teve a sua usabilidade confirmada e mostrou-se potencialmente útil, segundo os avaliadores, como uma ferramenta de apoio à prática clínica dos terapeutas da fala na área da disfagia.

Palavras-chave:  Disfagia; Deglutição; Aplicação; Android; Usabilidade

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2017.07.08

 
Copyright © 2017 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020