RPTF | VOLUME 6 | ANO IV

Análise do potencial comunicativo de crianças com multideficiência em atividades do brincar

 

Cristina Gomes, Diana Silva, Isabel Amaral, Filipa Monteiro, Alexandra Gomes, Lígia Truta

 

RESUMO

Objetivo: Analisar a variação de comportamentos potencialmente comunicativos de crianças com multideficiência, a partir de uma intervenção centrada em atividades do brincar estruturadas, envolvendo as crianças e as mães.

Métodos: Foram realizadas observações participantes de duas crianças com multideficiência em atividades do brincar estruturadas, em dois momentos me-diados por uma intervenção. Descreveram-se e categorizaram-se os comportamentos observados e analisou-se a frequência de ocorrência dos comportamentos apresentados nos dois momentos.

Resultados: Os resultados indicam que em ambos os casos há um aumento de comportamentos potencialmente comunicativos após a intervenção. Os resultados indicam também que uma intervenção centrada em atividades do brincar estruturadas parece influenciar, não apenas a quantidade de comportamentos mas também a sua qualidade e potencial comunicativo.

Conclusão: Uma intervenção centrada em atividades do brincar estruturadas e dirigida a comportamentos potencialmente comunicativos de crianças com multideficiência parece contribuir para uma melhor avaliação do seu potencial comunicativo, orientando para o tipo de intervenção a desenvolver.

Palavras-chave:  Multideficiência; Perturbação da comunicação; Comunicação não-verbal; Comportamentos potencialmente comunicativos; Intervenção centrada em actividades

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2016.06.07

 
Copyright © 2016 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020