RPTF | VOLUME 10 | ANO VIII

Relações entre saliva e disfagia: Uma revisão sistemática 

 

Alessandra Salles Machado, Márcia Emília Eloi, Gabriella Wil, Fernando Capela e Silva, Elsa Lamy

 

RESUMO

Objetivos: Revisar sistematicamente estudos sobre as relações entre saliva e disfagia e favorecer o conhecimento acerca do tema. 

Métodos: dezembro de 2019, em inglês ou português através dos termos Transtorno de Deglutição/ “Deglutition Disorders”, Disfagia/ “Dysphagia” e Saliva. Excluíram-se estudos com animais, artigos de opinião ou revisão da literatura. Os artigos foram categorizados de acordo com semelhanças das relações entre saliva e disfagia. Para análise, utilizou-se o instrumento STROBE adaptado. 

Resultados: Encontraram-se 107 artigos, sendo 20 duplicados. Após a leitura de título e resumo, excluíram-se 50 artigos, e após a leitura na íntegra, outros 23. Levantou-se as relações entre saliva e disfagia e seis artigos foram excluídos, com inclusão final de oito artigos. Os estudos selecionados discorrem sobre as influências da saliva no processo de deglutição pela alteração do fluxo salivar, pelas dificuldades no controle da mesma e/ou pela sua composição. 

Discussão: Observou-se associações entre disfagia e controle oral da saliva, composição da saliva e alterações do fluxo salivar, sendo estas relacionadas a tratamentos para condições oncológicas e envelhecimento. 

Conclusão: As pesquisas analisadas apontam que a alteração do fluxo salivar, sua composição e controle oral da saliva interferem no processo de deglutição. 

Palavras-chave:  Disfagia; Transtornos de deglutição; Saliva; Deglutição 

DOI:dx.doi.org/10.21281/rptf.2020.10.03 

 
Copyright © 2020 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala