RPTF | VOLUME 3 | ANO III

Fidedignidade inter e intra-juízes na medição da taxa diadococinética oral em crianças

Filipa Soares Macedo | Ana Margarida Grilo

 

RESUMO

Objetivo: O objetivo deste estudo é o de verificar a fidedignidade intra e inter-juízes na avaliação da taxa diadococinética oral, em dois momentos de avaliação (com duas semanas de intervalo). 

Métodos: Cinco terapeutas da fala avaliaram registos áudio (através do programa Audacity™ e de auscultadores SENNHEISER HD201) com cinco tarefas diadococinéticas (três ciclos monossilábicos, um ciclo dissilábico e um ciclo trissilábico) de trinta e duas crianças, num primeiro e num segundo momento. Os resultados para a fidedignidade inter-juízes foram obtidos através do Alfa de Cronbach e para a fidedignidade intra-juízes foi utilizado o coeficiente de correlação intraclasse para a obtenção dos resultados.

Resultados: Embora os resultados da variável “duração” não tenham sido todos ótimos (α entre 0.54 e 0.98), é possível constatar que nas variáveis “número de sílabas” (α entre 0.96 e 1) e “taxa diadococinésia” (α entre 0.94 e 0.99) existe concordância inter e intra-juízes com qualidade excelente. O coeficiente de correlação intraclasse obteve sobretudo resultados de fidedignidade excelente em todas as variáveis, apresentando também alguns resultados de fidedignidade satisfatória. 

Conclusão: Os resultados obtidos são discrepantes ao nível da avaliação inter-juízes na variável “duração”, mas foi observado que a “taxa diadococinética” e o “número de ciclos”, seguindo as regras padronizadas no presente estudo, apresentaram uma excelente fidedignidade. 

 

Palavras-chave: Produção de fala, Diadococinésia, Avaliação, Terapia da fala, Fidedignidade.

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2015.03.03

Citação: Macedo F, Grilo AM. Fidedignidade inter e intra-juízes na medição da taxa diadococinética oral em criança.  Revista Portuguesa de Terapia da Fala (APTF), 2015, 3: 24-31.
 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020