RPTF | VOLUME 3 | ANO III

Montreal Children´s Hospital Feeding scale: Tradução e contribuição para a validação

em português europeu

Ana Cláudia Lopes | Isabel Guimarães | Catarina Afonso

 

RESUMO

Objetivo: Adaptar e contribuir para a validação do Montreal Children´s Hospital Feeding Scale, em português europeu, que permite identificar a opinião dos cuidadores de crianças, entre os seis meses e os seis anos de idade com perturbações da alimentação.

Métodos: O estudo consistiu nas seguintes fases: i) adaptação cultural e linguística através da técnica de tradução e retrotradução do instrumento para o português europeu seguido da análise através do processo de Delphi. Esta versão foi submetida a um pré-teste com cinco cuidadores de crianças e realizada a revisão final; ii) contributo para a validação. A escala foi aplicada a cuidadores de 30 crianças com desenvolvimento típico e a 10 crianças com perturbações da alimentação. A validação foi obtida utilizando a análise fatorial, o alfa de Cronbach como coeficiente de consistência interna e o Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) para o constructo.

Resultados: A análise da escala, pelos peritos, resultou numa boa aceitabilidade do conteúdo dos seus itens (71%) e excelente aceitação em relação à pertinência dos mesmos (100%). Existem diferenças estatisticamente significativas (p <0.05) entre os grupos estudados para o valor total e para cinco das 14 perguntas. O instrumento apresenta uma forte consistência interna para a totalidade dos itens que a constituem (alfa=0.898). A análise fatorial explica 73% da variância total apenas com três componentes da escala.

Conclusão: A versão portuguesa desta escala tem aceitabilidade linguística e cultural, mostrou precisão na distinção entre a opinião de cuidadores, contribuindo assim para a sua validação preliminar na população portuguesa mas, a sua aplicabilidade deve resultar apenas após o aprimoramento da sua precisão.

 

Palavras-chave: Escala de alimentação; Perturbações da alimentação; Perturbações sensoriais; Pediatria.

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2015.03.01

Citação: Lopes AC, Guimarães I, Afonso C. Montreal Children´s Hospital Feeding scale: Tradução e contribuição para a validação em português europeu. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (APTF), 2015, 3: 5-15.
 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020