RPTF | VOLUME 1 | ANO II

Terapia miofuncional oral como opção de tratamento da apneia e hipopneia obstrutiva

do sono: revisão da literatura

Ana Cláudia Lopes

 

RESUMO

Objetivos: Expor a informação existente até à data sobre a caracterização, sintomatologia, epidemiologia, diagnóstico e formas de tratamento da apneia e hipopneia obstrutiva do sono. Apresentar de forma mais detalhada a terapia miofuncional oral como opção de intervenção a aplicar pelo terapeuta da fala inserido numa equipa multidisciplinar. 

Metodologia: A revisão bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed e b-on, filtrada por artigos escritos em inglês ou português, do tipo “Case Reports”, “Clinical Trial”, “Controlled Clinical Trial”, “Meta-Analysis” e “Randomized Controlled Trial”, com texto completo disponível, limitado a Humanos e com 20 anos de publicação. A seleção aconteceu em três fases de análise (leitura do título, leitura dos resumos e leitura do conteúdo total dos artigos). 

Resultados: Foram detetados cinco artigos sendo o mais antigo publicado há 15 anos, o mais recente há um ano e 40% são estudos de caso. A terapia miofuncional oral foi aplicada a 128 homens e 15 mulheres com apneia e hipopneia obstrutiva do sono desde grau ligeiro a grave, num período variável de três meses até a um máximo de seis meses. Os resultados apontam na globalidade para a diminuição dos sinais e sintomas da apneia e hipopneia obstrutiva do sono. 

Conclusões: Existe evidência clínica da eficiência da terapia miofuncional oral na resolução da apneia e hipopneia obstrutiva do sono, sendo pertinente a realização de estudos controlados, randomizados que permitam obter níveis elevados de evidência científica da sua aplicação nesta patologia.

 

PALAVRAS-CHAVE: Apneia e hipopneia obstrutiva do sono (AHOS); Terapia miofuncional oral; Terapeuta da fala

 

 

 

Citação: Lopes AC.Terapia miofuncional oral como opção de tratamento da apneia e hipopneia obstrutiva do sono: revisão da literatura. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (APTF), 2014, 1: 23-31.
 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2014.01.03

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020