RPTF | VOLUME 1 | ANO II
Efeito da estimulação em consciência fonológica no desempenho de crianças pré-escolares
e o seu impacto sobre a leitura de palavras no 1º ciclo do ensino básico
Sara Ferreira |João Veloso
RESUMO
Objetivo: Este trabalho teve como objetivo estudar o efeito da implementação de um programa de estimulação em consciência fonológica sobre competências desta natureza, na educação pré-escolar, e sobre a leitura de palavras, após a entrada das crianças para o 1º ciclo do ensino básico.
Métodos: O estudo contou com 47 participantes pré-escolares, 24 meninos e 23 meninas, com idade média de 5 anos e 6 meses que, de forma aleatória, constituíram um grupo experimental e um grupo controlo. As crianças foram avaliadas em situação de pré e pós-teste com o Instrumento de Avaliação em Consciência Fonológica – Versão Piloto. Durante cinco meses o grupo experimental foi sujeito a um programa de estimulação em consciência fonológica com duas intervenções semanais de 30 minutos, recorrendo a tarefas de crescente grau de dificuldade para os níveis silábico, intrassilábico e segmental. No 1o ciclo do ensino básico foi avaliada a leitura de palavras, em dois momentos, com a Prova de Reconhecimento de Palavras.
Resultados: Os resultados mostraram que em pós-teste o grupo experimental e o grupo controlo apresentavam diferenças esta- tisticamente significativas entre si para provas silábicas e segmentais. A estatística descritiva mostrou o melhor desempenho do grupo experimental. O efeito do programa de estimulação em consciência fonológica sobre a leitura de palavras não foi significativo. Porém, foi estabelecida correlação positiva entre tarefas de consciência fonológica e a leitura de palavras, particularmente para o grupo experimental. Percebeu-se que os resultados dos grupos na prova de leitura se aproximavam no segundo momento de avaliação, refletindo o impacto do princípio alfabético.
Conclusões: A implementação de um programa de estimulação em consciência fonológica pode promover a aprendizagem de consciência silábica e segmental em crianças pré-escolares.
Palavras-chave: Programas de estimulação, Consciência fonológica, Leitura de palavras
DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2014.01.01