RPTF | VOLUME 0 | ANO I
Avaliação da atividade e participação da pessoa com afasia

Maria Assunção Matos | Luís M. T. Jesus | Ana Allen Gomes | Madalena Cruice

 

RESUMO: 

Nos últimos vinte anos, a investigação desenvolvida na área da afasia mostrou que as suas consequências na vida diária de quem a apresenta e de todos quantos se relacionam com a pessoa com afasia podem ser devastadoras. Reforçou também a necessidade dos terapeutas da fala avaliarem o impacto da afasia no desempenho dos seus clientes em atividades da vida diária e na participação social, e de focarem a sua intervenção em tratamentos socialmente relevantes. Em Portugal, a prática clínica desenvolvida com estas pessoas tem vindo a modificar-se no sentido de integrar estas diretivas. Contudo os instrumentos de avaliação existentes não permitem uma análise de todos estes aspetos. O Perfil de Atividades e Participação (TAPP) pretende facilitar a caraterização do padrão de atividades/participação das pessoas com afasia antes e após oAVC, e explorar os motivos que levaram à sua modificação. Neste artigo será apresentado este instrumento de avaliação e os dados obtidos em catorze pessoas com afasia. Verificou-se que após o AVC a totalidade da amostra deixou de efetuar em média dezassete atividades, aumentou a frequência de realização de uma e reduziu a frequência de realização de três atividades, assim como iniciou uma média de duas novas atividades. Os motivos apresentados para modificar o padrão de frequência destas atividades prenderam-se maioritariamente com perturbações da linguagem, alterações motoras e reações emocionais. Futuramente deverão ser estudadas as caraterísticas métricas do TAPP, no sentido de o validar como instrumento de medida. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Afasia, Consequências, Atividades, Participação, CIF.

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2013.00.04

Citação: Matos MA, Jesus LMT, Gomes AA, Cruice M. Avaliação da atividade e participaçao da pessoa com afasia. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (APTF), 2013, 0: 20-28.
 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020