RPTF | VOLUME 0 | ANO I
Editorial
"Janela aberta para o futuro"
Isabel Guimarães
Bem-vindo ao número inaugural da Revista Portuguesa de Terapia da Fala. Designamos de número zero, pelo facto de os autores que nele participam, terem sido convidados pela Direção da revista, a apresentar a investigação por eles desenvolvida.
Esperamos que este e os subsequentes números da revista, sujeitos a revisão por peritos, possam suscitar o interesse dos clínicos, académicos e investigadores que trabalham na área da comunicação, linguagem, fala, voz, motricidade orofacial, deglutição e áreas afins.
A decisão de criação de uma nova revista científica foi motivada por uma combinação de razões e oportunidades:
- Primeiro, porque acreditamos que é importante reconhecer e divulgar a forte evolução da ciência em Terapia da Fala, e por isso, pretendemos contribuir para o aumento da produção e divulgação da investigação nesta área;
- Segundo, porque pretendemos estimular o pensamento crítico e enfatizar o papel da utilização da pesquisa como base para a tomada de decisão para a prática em Terapia da Fala;
- Terceiro, porque a investigação é a chave para a abertura de oportunidades de colaboração interdisciplinar que gostaríamos de expandir a nível nacional mas também internacional.
Finalmente, é nossa convicção que uma revista científica pode, e talvez deva, servir propósitos múltiplos que, naturalmente, não se confinarão aos que acabamos de expor e será uma «janela» aberta para o futuro.
A linha editorial desta publicação periódica de caráter científico, bianual, pretende manter o mais elevado padrão científico e por isso convidamos os autores interessados em colaborar com este objetivo a seguirem as normas para publicação apresentadas no final deste número zero. Assim sendo, são esperadas submissões originais - artigos científicos, revisões críticas e estu- dos de caso - que não tenham sido previamente publicadas.
dx.doi.org/10.21281/rptf.2013.00.01