RPTF | VOLUME 4 | ANO III

Eficácia do programa Son-Rise® em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo

e seus cuidadores: Revisão crítica da literatura

 

Bruna Melim, Ana Raquel Costa e Sílvia Mirpuri 

 

RESUMO

Objetivo: Esta revisão crítica da literatura pretende identificar a evidência científica sobre a eficácia do programa Son-Rise® em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e seus efeitos nos cuidadores.    

Métodos: Os artigos foram selecionados por meio das bases de dados B-on, PubMed e SpeechBite, utilizando-se os seguintes descritores: “Son-Rise Program AND autism AND autism spectrum disorders AND intervention”. Na pesquisa, não houve restrição do período de tempo e foram considerados somente artigos de língua portuguesa e inglesa. A seleção dos artigos foi feita numa primeira fase pela leitura do título e do resumo, seguindo- -se a leitura, na íntegra, dos artigos que potencialmente cumpriam os critérios para inclusão no estudo.  

Resultados: Foram selecionados dois estudos longitudinais, um de natureza experimental e outro exploratório. A população estudada difere nos dois estudos, sendo que um representa crianças com PEA e outro cuidadores de crianças com PEA.    

Conclusão: Esta revisão mostra que o programa Son-Rise® melhora os comportamentos socio-comunicativos em crianças com PEA e promove efeitos positivos em cuidadores. No entanto, face às limitações encontradas, recomenda-se que no futuro sejam realizados estudos clínicos randomizados que permitam clari car a e cácia deste programa em crianças com PEA e os benefícios para os seus cuidadores. 

 

Palavras-chave:  Programa Son-Rise®, Perturbação do Espectro do Autismo, Revisão da literatura 

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2015.04.06

Citação: Melim B, Costa AR, Mirpuri S. Eficácia do programa Son-Rise® em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo e seus cuidadores: Revisão crítica da literatura​. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (APTF), 2015, 4: 37-42.
 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020