RPTF | VOLUME 4 | ANO III

Análise das correlações entre as coocorrências de traços distintivos  no onset simples

em crianças com desvio fonológico

 

Vanessa  Giacchini,  Cristiane  Lazzarotto-Volcão, Helena Boli Motta

 

RESUMO

Objetivo:  O objetivo deste estudo foi verificar as correlações existentes entre as coocorrências de traços distintivos no ataque simples a partir de um banco de dados de fala de crianças com perturbação fonológica.  

Métodos: A amostra foi composta por dados de fala de 31 sujeitos, provenientes de um banco de dados, com diagnóstico de perturbação fonológica, com idades entre os 4:1 anos e os 7:1 anos, monolíngues do português do Brasil, sem equiparação quanto ao sexo. Foram analisados os dados da recolha inicial de fala quanto à produção correta das coocorrências responsáveis pela aquisição dos segmentos em ataque simples. A análise da correlação foi realizada através do Coeficiente de Correlação de Pearson, com nível de significância de α. 0.05. 

Resultados:  As correlações positivas observadas no ataque simples demostraram que o traço de vozeamento está na dependência da coocorrência dos traços relativos a ponto no contexto das oclusivas, sugerindo que o sistema fonológico das crianças com perturbação fonológica tente a ser anti-económico. Foi verificado, também, que o contraste entre fricativas e oclusivas melhora o desempenho dos contrastes nas classes das nasais e nas fricativas. 

Conclusão: As crianças com perturbação fonológica têm a tendência de não empregar os traços de forma maximamente combinada na classe das oclusivas, demostrando caráter anti-económico na construção dos seus sistemas fonológicos. 

 

Palavras-chave:  Fala; Distúrbios da Fala; Linguagem; Terapia de Fala  

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2015.04.05

Citação: Giacchini V, Lazzarotto-Volcão C, Motta HB. Análise das correlações entre as coocorrências de traços distintivos  no onset simples em crianças com desvio fonológico​. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (APTF), 2015, 4: 30-36.
 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020