RPTF | VOLUME 4 | ANO III

Ages and Stages Questionnaires, um sistema facilitador do envolvimento parental e do

conhecimento do desenvolvimento infantil 

 

Patrícia Carla de Souza Della Barba, Iara Cristina Rizzo, Ana Maria Serrano

 

RESUMO

Objetivo: Identificar como os pais ou cuidadores primários de crianças de seis a sessenta meses que frequentam a educação infantil se envolvem e compreendem o desenvolvimento de seus filhos.   

Métodos: Após a aplicação do instrumento Ages and Stages Questionnaires-3a ed.-Brasil (ASQ-3-BR), foi realizada uma entrevista semiestruturada, em uma amostra de 100 participantes.   

Resultados: O instrumento ajudou os pais a estarem mais atentos, reconhecerem o que seria esperado que seu filho realizasse em determinada faixa etária de desenvolvimento e refletirem sobre outros aspectos do desenvolvimento que não tinham conhecimento de que seriam importantes.   

Conclusão: Considera-se importante a utilização do ASQ-3-BR como um sistema de despiste eficaz para o desenvolvimento infantil, proporcionando o protagonismo, empoderamento e compreensão dos pais em relação ao desenvolvimento de seus filhos.  

 

Palavras-chave:  Ages and Stages Questionnaires Brasil (ASQ-3-BR); Intervenção Precoce; Desenvolvimento infantil; Pais.  

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2015.04.04

Citação: Barba P, Rizzo I, Serrano AM. Ages and Stages Questionnaires, um sistema facilitador do envolvimento parental e do conhecimento do desenvolvimento infantil ​. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (APTF), 2015, 4: 23-29.
 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020