REVISTA PORTUGUESA DE TERAPIA DA FALA
RPTF | VOLUME 4 | ANO III

Mini-Mental State Examination para pessoas escolarizadas com afasia - estudo preliminar

de validação e fiabilidade 

Ana Almeida, Ana Fernandes, Ana Graça, Joana Carvalho, Pedro Couto, Maria Matos

 

RESUMO

Objetivo: O objetivo deste trabalho prende-se com a tradução e adaptação para o português europeu, validação e realização de um estudo de abilidade do Mini Mental State Examination (MMSE) adaptado a pessoas escolarizadas com afasia (MMSE_A). 

Métodos: Para este estudo preliminar foi necessário o pedido de autorização ao autor original do MMSE_A, tradução do mesmo por dois tradutores independentes e a sua adaptação com base nas sugestões de um painel de peritos. Para análise da validação e abilidade do instrumento, foram aplicados o MMSE e o MMSE_A em três grupos distintos: pessoas com afasia (PCA, N=27); pessoas com défice cognitivo global (PDCG, N=10); e pessoas saudáveis (PS, N=16).  

Resultados: Foram encontradas diferenças signicativas entre os três grupos. Para o MMSE, os resultados do grupo PDCG foram idênticos aos do grupo de PCA, e ambos tiveram resultados inferiores quando comparados com o grupo de PS. Para o MMSE_A, os resultados do grupo de PDCG foram inferiores aos do grupo de PCA que por sua vez foram inferiores aos resultados do grupo de PS. A fiabilidade inter e intra-avaliadores do MMSE_A para o grupo de PCA foi de 0.90 e 0.80, respetivamente.  

Conclusão: Os resultados preliminares da versão portuguesa do MMSE_A mostram bons valores de validade concorrente e de conteúdo e fiabilidade, indiciando a pertinência do seu uso no rastreio de défices cognitivos em PCA. 

 

Palavras-chave:  Afasia, MMSE, Avaliação, Funções cognitivas, Reprodutibilidade dos Testes. 

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2015.04.02

Citação: Almeida A, Fernandes A, Graça A, Carvalho J, Couto P, Matos M. Mini-Mental State Examination para pessoas escolarizadas com afasia - estudo preliminar de validação e fiabilidade. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (APTF), 2015, 4: 8-16.
 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020