RPTF | VOLUME 2 | ANO II

Editorial

Terapia da fala: (Des)Envolvimento científico em dois anos

 

Isabel Guimarães

 

Em 2013 lançámos o desafio a que chamamos ‘Janela’ aberta para o futuro porque pretendíamos estimular e divulgar a produção do conhecimento científico na área da terapia da fala.

 

À construção e sistematização deste projeto juntou-se um Conselho Científico composto apenas por doutores a nível nacional e internacional (Brasil e Espanha) em diferentes disciplinas, terapia da fala (fonoaudiologia e logopedia), linguística, neurologia e engenharia. Não obstante, esporadicamente são pedidas revisões a especialistas reconhecidos.

 

Em dois anos, recebemos 28 manuscritos, dos quais 17 foram publicados, após aprovação pela revisão por pares independentes, tendo sido o índice de recusa (39.3%) inferior ao referido pela Folia Phoniatrica Logopaedica (59%), em 2013. Considerou-se recusa sempre que o manuscrito não foi aceite e/ou

houve desistência dos autores após solicitação de correção substancial pelos revisores.

 

Publicámos artigos originais (76.5%), artigos de revisão (17.6%) e estudos de caso (5.9%). As temáticas abordadas são maioritariamente sobre linguagem e, em menor representatividade, a comunicação, fala, voz, motricidade orofacial, alimentação, intervenção precoce, apneia do sono e supervisão clínica em terapia da fala. Destaca-se que 35% dos estudos são sobre a criação/tradução e validação de instrumentos para análise da opinião da pessoa (paciente, cuidador, estudante e educador).

 

Participámos na seleção científica (revisão por pares) dos trabalhos submetidos a eventos científicos e publicámos duas separatas de resumos (VII Congresso Nacional da APTF e I World Student Meeting on SLT). Publicámos oito revisões críticas de edições portuguesas (livros e testes) com a colaboração de diferentes revisores.

 

Conseguimos o envolvimento de muitos e, num futuro próximo, desejamos a indexação da RPTF numa base de dados eletrónica afim de se aumentar a submissão de trabalhos científicos e a divulgação da revista, e claro está, da terapia da fala.

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2014.02.01

 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020