RPTF | VOLUME 9 | ANO VII

Editorial | Repensar, reestruturar e dinamizar:novos horizontes para a Revista Portuguesa de Terapia da Fala 

 Joana Marta Teixeira, Nicole Agrela e David Nascimento 

 

O processo de criação da Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF), foi sem dúvida, um marco na estimulação da produção científica pelos terapeutas da fala portugueses, expandindo a partilha de resultados relevantes específicos desta área e outras relacionadas, entre a comunidade científica. Deu resposta a uma necessidade crescente de divulgar a investigação científica, através do estudo de fenómenos e/ou acontecimentos específicos sobre os quais foi possível descrever, explicar, compreender e prever, contribuindo assim para o aumento da prática baseada na evidência. 

Os últimos seis anos de desenvolvimento da revista foram pautados por um trabalho inovador e rigoroso, aliado à contribuição valiosa de vários intervenientes, que se traduziu no crescimento constante e valorização desta publicação científica na área da terapia da fala. 

Seguindo os caminhos anteriormente traçados, surge agora a ambição de inovar e dinamizar esta revista. Além da atualização, divulgação e facilitação de todos os procedimentos inerentes à publicação na revista, pretendemos promover uma visão holística através da expansão da publicação de trabalhos de outras áreas relacionadas com a terapia da fala.

Será mantida a publicação de artigos originais e de revisão, estudos de caso e comunicações curtas, através de submissões espontâneas, bem como de cartas ao editor e revisões críticas, a convite da direção. De forma a facilitar e uniformizar o processo de publicação, assim como tornar mais célere os procedimentos inerentes à revisão por pares, atualmente a RPTF dispõe de uma plataforma específica para este efeito. Permanecerá também a publicação de resumos decorrentes de eventos científicos relevantes para a área.

Procuramos desta forma manter a terapia da fala na vanguarda da ciência, potenciando todos os amplamente conhecidos benefícios da prática baseada na evidência e, consequentemente, a qualidade clínica de todos os profissionais desta área. A RPTF continuará a servir de veículo de comunicação do conhecimento científico nas áreas da comunicação, linguagem, fala, voz, motricidade orofacial, degluticação e áreas relacionadas. Para além de receber influências nacionais, pretendemos também atingir uma maior dimensão internacional. 

Sabemos que um conjunto significativo de conhecimento é representando por contribuições independentes de diversos especialistas que sejam pertinentes para a respetiva área científica. É assim necessário somar todas estas contribuições e identificar e preencher as lacunas que permanecem. 

Desta forma, queremos continuar a encorajar a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos em todas estas áreas, permitindo a disseminação de novos achados, expansão de conhecimento e discussão na comunidade científica. Estamos na expectativa da criação de novos caminhos e oportunidades para a revista, tendo como princípio a partilha e aceitação de ideias e reflexões internas e externas, que possam ser favoráveis à evolução da revista. 

 
Copyright © 2019 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 

A Revista Portuguesa de Terapia da Fala é uma publicação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala |  Copyright © 2020